Lançamento do Comitê em defesa da UnB

Shares

Foi realizado na última terça feira, dia 17 de outubro de 2017, o lançamento do Comitê em defesa da UnB, com a participação do SINTFUB, UNE, Andes, estudantes, professores, reitoria e demais classes representativa.
O objetivo é um debate mais amplo de pautas urgentes e importantes como a recomposição orçamentária das IFES, combate à mercantilização do ensino público e pelo desbloqueio dos recursos próprios da UnB.

Segundo João Marcelo Cunha, estudante de Sociologia e um dos organizadores do comitê, é importante a retomada do controle das instituições e seu investimento em educação. “Há uma estimativa de que perdemos 500 mil reais de investimento por hora em relação à década passada. Isso prejudica inserção do Brasil num mundo globalizado, agravando nossa condição de subdesenvolvimento e agrava as desigualdades sociais. Isso compromete a universidade como promotora de saber e integradora social. E a ideia desse comitê é o debate dessas questões junto com a sociedade, professores, estudantes.“

Para Mauro Mendes, Coordenador do SINTFUB, o comitê vem num momento em que o governo vira as costas para os investimentos em educação e ciências. “Aqui na UnB nós somos atingidos diretamente com o corte dos trabalhadores terceirizados e nós entendemos que quando o governo tira dinheiro da educação ele está promovendo o sucateamento do ensino da pesquisa e da extensão. O SINTFUB propõe estar junto com os professores e estudantes em defesa da UnB.”.

O SINTFUB e os participantes do Comitê convidam a comunidade universitária e setores da sociedade civil para participar do Comitê – Em Defesa da UnB e lutar por uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

SINTFUB

admin

Shares