25 de novembro: Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher

Shares

Hoje, 25 de novembro de 2020, celebramos a 39ª edição do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher.

Esta data foi inaugurada em 1981, quando o 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe – então realizado na Colômbia – propôs o 25/11 em memória das “Las Mariposas”, as irmãs Maria, Minerva e Pátria Mirabal, opositoras à ditadura de Trujillo, na República Dominicana, que haviam sido brutalmente assassinadas pelo regime em 1960.

Na atual conjuntura de retrocessos, onde os ataques aos direitos da classe trabalhadora (em especial aos direitos das mulheres) e ações machistas e misóginas ganham espaço, inclusive com Chefes de Estado (como Trump, Putin e Bolsonaro) impulsionando tais ações, a lembrança do combate à violência contra as mulheres se faz mais necessária ainda.

No Brasil, segundo estatísticas divulgadas pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a cada duas horas uma mulher é morta; a cada dois minutos, cinco mulheres são espancadas; a cada dez segundos, uma mulher é vítima de violência sexual. E ainda precisamos conviver com juízes que absolvem estupradores e tratam o crime hediondo de violência sexual como um ato meramente culposo. É uma realidade absolutamente assustadora.

O SINTFUB vem se propondo a combater a violência contra as mulheres e o machismo, com denúncias, moções e ações que visem o empoderamento das trabalhadoras da UnB em nossos espaços de atuação sindical. Reconhecemos que muito mais ainda há de ser feito, não só pelas mulheres trabalhadoras da nossa categoria, mas por todas as mulheres vítimas de opressão.

É por isso que o SINTFUB valoriza a data de hoje e se mantém na luta por um novo modelo de sociedade, onde as mulheres possam ser tratadas em condições iguais às dos homens, com autonomia econômica e sobre seus corpos. Vivas ao Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher!

Mário Júnior

Shares