Conselho de Representantes aprova prestação de contas

Shares

Em reunião realizada na quarta-feira (02/12), no auditório Antônio Rodrigues (sede do SINTFUB), contando com quórum de 34 participantes, o Conselho de Representantes Setoriais deliberou pela aprovação da prestação de contas do sindicato.

A aprovação se deu sem nenhum voto contrário em duas votações: a primeira apenas com votos dos conselheiros setoriais e a segunda contando com a participação dos membros do Conselho Fiscal e da Coordenação Executiva da entidade.

Segundo o relatório produzido pelo Conselho Fiscal, a análise apresentada englobou as contas de abril de 2019 a dezembro de 2019 (gestão anterior) e de janeiro de 2020 a outubro de 2020 (gestão atual).

Recuperação

No debate entre os presentes, ficou registrado que a coordenação do sindicato recuperou a entidade de uma situação de crise financeira, pagando uma dívida de cerca de R$ 450 mil deixada por gestões anteriores e resgatando a credibilidade do SINTFUB perante sua base, possibilitando inclusive uma reversão no quadro de desfiliações frequentes do período recente.

“Enquanto mais de 100 entidades classistas do Distrito Federal fecharam suas portas com o fim do imposto sindical, nós recuperamos o sindicato, abrimos as nossas portas à categoria e fortalecemos a entidade”, frisou Maurício Rocha, coordenador de finanças do SINTFUB.

Medidas adotadas

Para chegar a essa situação, a Coordenação Executiva precisou tomar várias medidas de saneamento financeiro e administrativo, tais como:

  1. acordos com escritórios de Assessoria Jurídica para quitações e parcelamentos de débitos;
  2. acordo para pagamento de dívida trabalhista;
  3. quitação de mensalidades em atraso com a Fasubra Sindical;
  4. quitações de despesas e débitos com fornecedores;
  5. finalização de contratos com empresas de telefonia móvel, de locação de impressoras, de assessoria contábil e outros serviços;
  6. eliminação de despesas e contenção de gastos com otimização da utilização do patrimônio e dos recursos/insumos do sindicato.

Tais ações resultaram em economia para o caixa da entidade e permitiram uma recuperação financeira do sindicato, que firmou novos contratos para as demandas que possui e também renovou os dois veículos da sua frota.

Reconhecimento

O relatório do Conselho Fiscal reconheceu essas ações, afirmando que “não foram identificadas irregularidades nas operações das despesas, estando as mesmas devidamente justificadas (…) diante da análise realizada nas pastas contábeis do sindicato, quanto à situação financeira da entidade, é oportuno destacar que os gestores do SINTFUB estão honrando com as despesas passadas, herdadas de exercícios anteriores”.

Assembleia na semana que vem

Agora, após essa aprovação das contas de abril de 2019 a outubro de 2020 pelo Conselho de Representantes Setoriais, as mesmas seguirão para apreciação de todos os sindicalizados em Assembleia Geral, que acontecerá na próxima quarta-feira (09/12), a partir das 8h30min, no Auditório da ADUnB.

O SINTFUB convida todos e todas que tenham disponibilidade a se fazerem presentes no fórum, com o uso de máscaras. Assim como na reunião do Conselho de Representantes, a Assembleia Geral garantirá distanciamento entre os participantes e terá um protocolo de segurança em prevenção à COVID-19.

Galeria

Confira abaixo algumas fotos da reunião:

Mário Júnior

Shares