Quem somos

Missão: Desenvolver continuamente políticas estratégicas de negociação com o objetivo de garantir a representação, a defesa, o aperfeiçoamento e a integridade dos trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília, perante as autoridades administrativas e jurídicas visando o fortalecimento do sistema educacional do Brasil, em benefício da sociedade.

Visão: Ser reconhecido como entidade essencial e de vanguarda na representação e no aperfeiçoamento dos trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília.

Valor: Ética – atuar segundo os preceitos estatutários da entidade.

Liderança: Conduzir com habilidade as ações institucionais para o cumprimento dos objetivos da entidade

O Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília teve início em 1985 com a concepção da Associação dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação Universidade de Brasília (ATA-FUB). Em 1992 a entidade passou por mudança estatutária, modificando a denominação para Sindicato (Sintfub) e no mesmo ano tornou-se filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra).

Em 1999 houve mais uma mudança. O significado da sigla Sintfub deixou de ser Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação Universidade de Brasília para Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília, abrangendo o conjunto da categoria (ativos, aposentados, terceirizados e pensionistas).

Há mais de três décadas o Sindicato tem colocado em prática sua missão, sua visão e seu valor. Por meio das greves, acordos, manifestações e interlocuções com o mais variados personagens da história brasileira, o Sintfub percorreu momentos marcantes do País, sendo importante ator no cenário político para a manutenção e conquista de direitos, empoderando, informando e sendo a voz incansável da classe.