PROJETO CINCO E MEIA SINTFUB

Shares
Durante o último Encontro dos aposentados e pensionistas, promovido pela Coordenação de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do Sindicato das trabalhadoras e dos trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília – SINTFUB, realizado em doze de setembro de 2018, na Praça Chico Mendes, surgiu a proposta de reunir os servidores, toda primeira sexta-feira de cada mês para um bate papo, uma dança, uma música, uma feira, poesia, um canto e o compartilhar alegrias. A ideia aflorou, pela necessidade de humanização do novo ciclo de vida, assumido pela trabalhadora e trabalhador, quando encerram suas atividades funcionais, e debandam para outros projetos, grupos e ambientes.

O desejo de permanecerem ligados aos assuntos de luta referente aos planos da carreira, aos planos de saúde, aos assuntos jurídicos e manutenção dos benefícios e direitos, tem instigado esses parceiros a se movimentarem para a Universidade de Brasília e para o SINTFUB, em busca de informações sobre novas conquistas e a garantia dos direitos adquiridos ao longo dos anos trabalhados.

O primeiro evento deste projeto, ocorreu em 05 de outubro com um Bingo dançante, o 1º happy hour com o tema “Resistindo com lutas e sorrisos” e deixou todos os participantes ansiosos pelo próximo encontro. “A cantoria foi boa: Faz bem pra alma”, diz Marinalva.
Dona Rosinha, 90 anos de luta!
Francisca Albuquerque, Coordenadora de
Assuntos de Aposentadoria e Pensão - Sintfub
A motivação para inaugurar este espaço de trocas, vem dos exemplos de luta de servidoras e servidores aposentados e pensionistas, que continuam interagindo com os amigos de luta e participando das construções da categoria da ativa, sempre em busca de melhorias trabalhistas, agora sob outra dimensão: o cuidado consigo mesmo, o preparo para a desvinculação do trabalho diário, a escolha de novos projetos, a disponibilidade para o outro, a integração das experiências, o saborear de mais tempo para as outras coisas da vida. “É preciso permanecer na ativa mesmo depois que aposentamos, não temos mais nada para fazer em casa. Temos que estar juntos para ainda ajudar o outro a fazer as coisas; o maior exemplo de dignidade que damos, é a permanência na luta”; responde Dona Rosinha, Coordenadora de Organização e Políticas Sindicais do SINTFUB Biênio 2018/2019, ao ser homenageada no dia do evento.

” Nosso próximo encontro está previsto para o dia 09/11/2018. Imaginamos realizar nesse dia uma mine feira de troca de saberes. Com música, lanche da tarde e a intercomunicação entre os participantes. As trabalhadoras e trabalhadores que desejarem participar já poderão fazer suas inscrições a partir do dia primeiro de novembro na Secretaria do Sintfub. Exemplo de participação: se você faz crochê, poderá fazer a troca desse saber com quem desejar aprender, ou com quem faz tricô, bordado, pintura e outros. Venha participar. Estaremos também atualizando os informes e agenda da nossa categoria para as próximas atividades.”

Participe! Integre-se ao projeto, você: aposentada, aposentado, aposentando, pensionista, ativo, você, pessoa de luta.

Sindicato é pra lutar!

admin

Shares