SISTEMA DE VOTAÇÃO ON LINE É POSTO A PROVA PARA ELEIÇÃO DE REITOR

Shares

Pela primeira vez na UNB , será utilizado um sistema de votação por meio da internet para a eleição a reitor. A adequação ocorre por causa da pandemia do coronavírus e em decorrência do distanciamento social.

O sistema adotado é o Helios Voting. Trata-se de um sistema de votação on-line com auditoria aberta, desenvolvido pelo pesquisador Ben Adida, do grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia Massachuses (MIT, na sigla em inglês). Auditoria aberta significa que o sistema permite a validação e recontagem dos votos.

Para o coordenador de imprensa do Sintfub e representante na COC José Almiram Rodrigues , o “sistema atende casos em que são necessárias eleições confiáveis e secretas. Por meio de métodos criptográficos, o voto do eleitor é mantido em segredo.”

Outros pontos positivos que validam a segurança do sistema Helios Voting. São eles: sistema de código aberto; utilização de técnicas elaboradas para a garantia do sigilo do voto; privacidade: somente o eleitor sabe a opção do seu voto; rastreabilidade: cada eleitor tem um número rastreável de seu voto; continuidade do projeto base, com evolução das funcionalidades do sistema; comprovação: avaliado por especialistas qualificados e utilizado por grandes organizações, inclusive por outras Universidades e Institutos Federais no Brasil; possibilidade de restringir o grupo de eleitores por processo eleitoral.

Quanto ao resultado das eleição, o sistema permite a apuração dos votos, de maneira automática.

MAURICIO MAURICIO

Shares