Idosos a partir de 72 anos começam a ser vacinados hoje

Shares

Em meio ao pior momento da pandemia no país, uma boa notícia: idosos de 72 e 73 anos começam a ser vacinados hoje (18/03) no Distrito Federal (DF).

A informação é da Secretaria de Saúde do DF, dada em entrevista coletiva na tarde de ontem (17/03) no Palácio do Buriti, quando também foi anunciado que a Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 será ampliada.

A partir desta quinta-feira (18/03) e até o próximo domingo (21/03), pessoas com 72 e 73 anos devem procurar os postos de vacinação espalhados pelo DF para receber a primeira dose da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Com o intuito de evitar filas e aglomerações, o atendimento será realizado por drive thru, além das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Doses recebidas

59 mil doses do imunizante foram recebidas ontem e serão destinadas para atender esta faixa da população. Segundo Gustavo Rocha (chefe da Casa Civil do DF), também presente na coletiva, as vacinas serão mais que suficientes para imunizar o grupo de 72 e 73 anos, que são uma população de aproximadamente 24 mil pessoas.

Vacinação no DF

A vacinação da população do DF ainda caminha lentamente por conta da quantidade insuficiente de doses que o Governo Federal fornece. As prioridades são os trabalhadores da linha de frente no combate à COVID-19 e os idosos, que estão evoluindo gradativamente no mapa dos vacinados.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, até a terça-feira (16/03) o DF havia vacinado 171.757 pessoas, o equivalente a 4,27% da população da capital, destacando que desse total mais de 65 mil são idosos.

Nessa velocidade, se em 57 dias de Campanha de Vacinação Contra a COVID-19 apenas 4,27% da população recebeu a primeira dose, o DF levará mais de três anos e meio para vacinar todos – isso considerando apenas a dose inicial, sem contar a segunda dose de reforço.

Por esse motivo preocupante é que o Comitê UnB pela Vacinação lançou uma Carta Aberta na semana passada, afirmando que o Governo do DF (GDF) possui recursos disponíveis e deve comprar imunizantes para vacinar a população.

*Matéria escrita com informações do SindSaúde

Mário Júnior

Shares