Dia das Mães, Dia das Trabalhadoras!

Shares

Neste domingo (09/05), comemoramos em todo o país o Dia das Mães. Para o SINTFUB, a data é mais uma oportunidade para ressaltar as duas faces do papel social da mulher: trabalhadora e mãe.

Como trabalhadora, vários são os desafios que se impõem no mercado de trabalho atual, pois a mulher tem que disputar os espaços com os homens, garantir a sobrevivência da família e muitas vezes manter o lar sozinha.

Como demonstram as estatísticas, os salários das mulheres é 33% menor que os dos homens (para trabalhos numa mesma função), comprovando uma conjuntura que fragiliza as mulheres mães, principalmente as negras, que por conta de discriminações históricas e de um racismo estrutural, muitas vezes não conseguem alcançar melhores postos de trabalho.

Como mãe, a mulher de hoje tem o seu lado meigo, dedicado, amoroso e afetivo. Com ele consegue impactar a sociedade através da formação, da educação, do cuidado e da atenção à família, que é elo fundamental que traz em seu bojo a continuação da espécie humana.

Essas duas vertentes da personalidade feminina se unem em uma missão árdua e por vezes cansativa, mas que revela o imenso poder de superação de combate à adversidade, de ultrapassar os limites para construir uma sociedade rica em valores e princípios norteadores da formação de cidadãos livres, críticos, conscientes, questionadores e vitoriosos.

Outros tantos vieram das trabalhadoras mães que, nos séculos passados, começaram a integrar a mão de obra feminina na indústria, com as sacrificantes (para não dizer inexistentes) condições de trabalho: jornadas longas, ambientes insalubres e perigosos que eram motivos de protestos contínuos por uma enorme massa de mulheres – mães e trabalhadoras!

Foi esse desrespeito à condição das mulheres que levou à luta por melhorias nas condições de trabalho e fez crescer no cenário mundial a presença delas nas mais diversas profissões, sem nunca ser suposta a possibilidade de descarte da função familiar.

Foi assim que surgiram as grandes líderes femininas da classe trabalhadora, nas quais se inserem as servidoras técnica-administrativas em Educação da UnB e das demais universidades brasileiras, que no seu agir diário agregam suas habilidades laborais à delicada tarefa de ser mãe e contribuir para o avanço da sociedade.

Por isso que hoje o SINTFUB vem homenagear todas as mães trabalhadoras, todas as mulheres que souberam e sabem ocupar e fazer a diferença em um mundo cada vez mais desafiante.

À todas um feliz Dia das Mães!

Homenagens anteriores

*Matéria escrita com informações da Fasubra Sindical

Mário Júnior

Shares