Moção de repúdio a Valdeci da Silva Reis

Shares

O XXI Congresso dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação Universidade de Brasília, instância máxima deliberativa do SINTFUB, realizado na Praça Chico Mendes, campus Darcy Ribeiro da UnB, no dia 26 de agosto de 2021, manifesta por meio desta moção o seu repúdio ao prefeito universitário da UnB, Sr. Valdeci da Silva Reis.

O repúdio ao Sr. Valdeci da Silva Reis se materializa devido as suas ações de abuso de autoridade e assédio moral contra os vigilantes orgânicos da UnB, além de atos que denotam improbidade administrativa em sua gestão.

Mesmo com a situação mais crítica do vírus no país, que chegou a matar mais de 4 mil pessoas por dia em março, o Sr. Valdeci da Silva Reis, usando sua atribuição de prefeito universitário, alterou a escala de trabalho dos vigilantes orgânicos de 12×60 para 12×36, fazendo os vigilantes passarem mais tempo no risco de contágio e de maneira ilegal, visto que a jornada 12×36 não encontra respaldo jurídico legal e impõe uma jornada de 48 horas semanais, ultrapassando as 40 horas máximas previstas pelo Regime Jurídico Único.

Após isso, o Sr. Valdeci da Silva Reis lançou ainda novos ataques aos servidores da vigilância, com tentativas de aumento do controle para fins punitivos e com ações abusivas que visavam humilhar e descredibilizar o trabalho dos vigilantes, como a retirada dos servidores dos postos da reitoria e da garagem.

Na retirada dos vigilantes orgânicos do posto da reitoria, o Sr. Valdeci da Silva Reis ainda cometeu ato de improbidade administrativa, solicitando que a empresa de vigilância terceirizada assumisse um posto que já possui vigilante orgânico alocado, caracterizando uma redundância do trabalho com o ônus do desperdício do recurso pela UnB. Indo mais longe, a prefeitura universitária também propôs a contratação de novos postos para vigilantes terceirizados, desconsiderando a presença dos vigilantes orgânicos para atuação nos mesmos.

Diante do exposto, por meio desta moção, os delegados e delegadas presentes ao XXI CONSINTFUB exigem a saída do Sr. Valdeci da Silva Reis do cargo de prefeito universitário, visto que o mesmo praticou atos que podem ser caracterizados como improbidade administrativa e assédio moral coletivo.

Brasília-DF, 26 de agosto de 2021
XXI Congresso dos Servidores Técnico-Administrativos da Fundação Universidade de Brasília

Mário Júnior

Shares