Servidores cobram recomposição salarial após 1 mês de silêncio do governo

Shares

O SINTFUB e a Fasubra participaram de uma manifestação pela cobrança da recomposição salarial de 19,99%, que ocorreu na manhã da última sexta-feira (18/02). O ato foi convocado pelo Fonasefe e aconteceu em frente ao Ministério da Economia (bloco p da Esplanada dos Ministérios), em Brasília-DF.

Os manifestantes levaram um bolo para a portaria do Ministério e cantaram parabéns, celebrando (de maneira irônica) o aniversário de um mês de silêncio do Governo Federal, pois a pauta de reivindicações foi protocolada em 18 janeiro e ainda não foi respondida, motivo pelo qual a mesa de negociação segue sem abertura.

Algumas categorias de servidores federais estão sem reajustes há quase cinco anos (como no caso dos Técnico-Administrativos em Educação da UnB) e o aumento crescente da inflação (cerca de 10% só em 2021) vem corroendo o poder de compra de quem está na base do funcionalismo.

Caso Paulo Guedes e Bolsonaro continuem em silêncio sobre a recomposição salarial, a resposta dos servidores deverá ser uma greve, a partir de março deste ano, sobre a qual o SINTFUB já deliberou sua adesão na Assembleia Geral da última quarta-feira (16/02).

As próximas semanas serão de intensa mobilização e articulação, com a realização dos processos de consultas e assembleias nas bases, por todo o país, para a preparação e deflagração da greve unificada.

Segurança sanitária

Em decorrência do contexto ainda de pandemia COVID-19, agudizado por conta da variante ômicron, o protesto teve caráter simbólico e contou com a participação de uma quantidade limitada de representantes das entidades sindicais. Pelo SINTFUB, estiveram presentes membros da coordenação executiva e filiados da base do nosso sindicato.

Imagens

Confira abaixo as fotos do ato do Fonasefe de 18/02 disponíveis em nossa galeria:

Vídeo

Assista abaixo a íntegra da transmissão do ato do Fonasefe de 18/02 (realizada pelo Fonasefe em parceria com o Andes-SN):

Calendário de construção da greve da Fasubra

Conteúdo relacionado

Mário Júnior

Shares