Nota da Direção Nacional da Fasubra sobre a greve dos servidores públicos federais

Shares

A Direção Nacional (DN) da Fasubra, cumprindo deliberação da Plenária Nacional de dezembro de 2021 e reafirmada na Plenária Nacional de março de 2022, que aprovou a construção de greve unificada com os demais setores dos serviços públicos federais ou, no mínimo, da educação superior federal. Nesse sentido, tem apresentado reiteradamente a que suas entidades se envolvam efetivamente na construção da greve unificada.

Mesmo com a definição das entidades que compõem o Fonasefe apontar por duas vezes a data para a deflagração da greve (09/03 e 23/03), isso não se concretizou em função de entidades apresentarem que não havia mobilização suficiente para a deflagração.

A DN da Fasubra segue na construção da greve unificada dos servidores públicos federais, conforme deliberado em plenária, propondo calendários de lutas unificados e orientando as entidades de base a participarem de atos, jornadas de lutas e paralisações em conjunto com as demais entidades dos servidores públicos até que se crie condições para a greve unificada dos servidores federais.

Orienta, também, continuar a pressão junto aos deputados, senadores e reitores, no sentido de forçar o Governo Federal a abrir o diálogo com as entidades representativas.

A DN da Fasubra reconhece que as datas definidas pelas entidades dos servidores públicos federais e não cumpridas resultou em diversos problemas às entidades da nossa base e em algumas outras que compõem o Fonasefe, fazendo com que parte delas mantivessem o calendário de deflagração da greve previsto para o dia 23 de março, seja pela pauta local ou pela pauta unificada.

A DN da Fasubra respeita a autonomia das entidades de base e compreende que as greves deflagradas em quatro entidades, cumprem papel importante para responder à pauta local e pressionar o debate geral com as demais entidades que compõem o Fonasefe.

A DN da Fasubra reafirma a deliberação de Plenária Nacional, e continua na busca da unidade necessária entre os outros setores, mesmo os da educação, tarefa que encontra impasses em função da desmobilização relatada por seus representantes.

A DN da Fasubra não se isenta da responsabilidade de construir a mobilização e se coloca à disposição para a condução das greves, seja de forma presencial ou virtual, sempre que demandada pelas entidades, ao tempo em que já está fazendo pressões junto ao Ministério da Educação (MEC) e à Andifes para que os movimentos paredistas não sofram punições.

Fora Bolsonaro e Mourão!
Recomposição salarial emergencial, já!

Direção Nacional da Fasubra Sindical

Downloads

  • Baixe aqui a Nota da DN da Fasubra disponível acima em formato PDF (tamanho A4, uma página);
  • Baixe aqui o Informe da Direção (ID) da Fasubra de 04/04, com avaliação da reunião com o Ministério da Economia de 01/04, em formato PDF (tamanho A4, 12 páginas).

Mário Júnior

Shares