Avaliação de desempenho dos Técnico-Administrativos da UnB

Shares

A UnB iniciou para todos os setores da Universidade o processo de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos, motivo que colocou em situação de vigilância o SINTFUB.

Cabe a nós, antes de qualquer coisa, frisar que o sindicato é favorável a essa avaliação. Temos plena confiança no bom trabalho desenvolvido pelos servidores públicos da UnB, que transformaram essa Universidade, com 60 anos de história, num dos centros de referência acadêmica da América Latina.

Porém, para o processo em curso, há três problemas identificados pelo SINTFUB que precisam ser sanados antes do mesmo ser encerrado.

  1. O primeiro problema tem a ver com o período que será avaliado o desempenho dos servidores, que é o período de pandemia e teletrabalho para a maior parte dos setores. Por conta dessa excepcionalidade, que foi a pandemia e as restrições impostas pela mesma, assim como pelo fato de, no teletrabalho, cada servidor laborar utilizando recursos próprios (internet, computadores, telefones etc), entendemos que os critérios para a avaliação de desempenho devem levar em conta as dificuldades impostas por razões sanitárias;
  2. O segundo é o espaço para contestação dos servidores sobre a avaliação: não está claro para o sindicato se esse direito está posto e, em caso de não estar, ele precisa ser disponibilizado;
  3. E o terceiro e último problema é a falta de competência da Ebserh para avaliar o desempenho de servidores da UnB, o que pode acontecer com os técnico-administrativos lotados no Hospital Universitário.

O SINTFUB atuará junto à Reitoria para resolver essas três questões.

Mário Júnior

Shares