Greve Unificada dos Servidores Federais segue em construção

Shares

A Campanha Salarial 2022 chegou ao seu quinto mês, carregando consigo um histórico de muita luta, mas também de muita preocupação e incerteza.

Sim, é verdade que houve muita mobilização do SINTFUB, da Fasubra e das entidades do Fonasefe. Protocolamos a pauta de recomposição salarial de 19,99% em 18 de janeiro, fizemos uma coletiva de imprensa em 2 de fevereiro, cobramos a abertura de negociação em 18 de fevereiro, fizemos duas Jornadas de Luta em Brasília-DF (uma em março e outra em abril), participamos de vigílias semanais em frente ao Ministério da Economia e aprovamos o Estado de Greve em duas Assembleias do SINTFUB.

E essa movimentação toda não foi em vão: conseguimos fazer com que um governo neofascista como o de Bolsonaro, que nunca quis dialogar com os servidores públicos e tentou destruir as entidades sindicais em 2019 (com a MP 873), nos recebesse por duas vezes – a primeira em 22/03 e a segunda em 01/04. Não foi gratuitamente que fomos recebidos, mas por conta do resultado da pressão nas bases em torno da construção da greve.

Contudo, o desdobramento da conjuntura tem apresentado como principal problema a letargia do Governo Federal, que não deu nenhuma resposta concreta, de forma oficial, sobre a abertura de negociação de sobre a recomposição para o funcionalismo federal.

A imprensa noticiou em 13/04, de maneira especulativa, que um reajuste linear de 5% seria concedido em 01/07, para todas as carreiras. Mas nenhuma informação oficial validou essa especulação. Nenhuma informação sobre como será o reajuste (se sobre o vencimento básico ou se sobre o salário bruto, visto que várias carreiras, como o PCCTAE, possuem aumento de remuneração baseado em titulação) foi passada. Aposentados serão incluídos? Não sabemos! E, por fim: onde está o projeto de lei desse reajuste, que precisa ser apresentado, votado pelo Congresso e sancionado até o mês de junho?

Todas essas incertezas nos levam a crer que Bolsonaro e Paulo Guedes estão blefando, com o intuito de ganhar tempo para esfriar nosso movimento. Não aceitaremos ser enganados, exigimos a abertura imediata de negociação e seguiremos na construção da greve! 19,99%, já!

Calendário de luta

Mário Júnior

Shares