SINTFUB na campanha do Novembro Azul: é pela saúde dos homens!

Shares

Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou no Brasil a campanha “Novembro Azul”, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (Inca) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento do país em prol da saúde masculina.

Conforme consta nos dados mais recentes do Inca, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, o que representou 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo atualmente com ela.

O movimento “Novembro Azul” quer conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência. São eles:

  • atualização da carteira vacinal;
  • dosagem da glicemia;
  • dosagem do colesterol;
  • hemograma completo;
  • testes de urina;
  • verificação da pressão arterial;
  • verificação do índice de massa corpórea (IMC);
  • verificação do perímetro abdominal.

E, ainda, o exame da próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados apenas quando a doença já está em fases mais avançadas, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata possui altos índices de cura.

Tratamento e prevenção

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e etnia – homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces.

Medidas preventivas, segundo o Inca, incluem:

  • dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais;
  • menos gordura, principalmente as de origem animal – ajuda a diminuir o risco de câncer, e de outras doenças crônicas não-transmissíveis.

Faça um check-up regular

Fazer um check-up é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados. Em todas as faixas etárias, o urologista deve ser consultado.

Cuide da sua saúde mental

Diversos fatores podem causar um desequilíbrio emocional, como responsabilidades familiares, frustrações financeiras e problemas no trabalho. É preciso entender que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, e que o tratamento é necessário.

Mantenha hábitos saudáveis

Outros hábitos saudáveis também são recomendados para os homens na manutenção da saúde, como:

  • diminuir o consumo de álcool;
  • fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física;
  • identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol;
  • manter o peso adequado à altura;
  • não fumar.

Relembre da nossa campanha do Outubro Rosa deste ano

Nosso Novembro Azul em anos anteriores

Fontes utilizadas nesta matéria

Mário Júnior

Shares