Sintfub debate assédio moral em reunião da Mesa de Negociação Permanente

Shares

A proposta do Sintfub é construir uma instância de conciliação com o objetivo de combater o assédio de forma imediata evitando sofrimento psicológico do(a) assediado(a)

Essa instância seria formada por representantes do Sintfub, Decanato de Gestão de Pessoas (DGP-DSQVT – Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho) e Secretaria de Direitos Humanos.

O assédio moral é uma conduta ilícita e repetitiva de natureza psicológica que causa inúmeras consequências aos servidores, como perda da autoestima, depressão, entre outras mais graves.

Vania Felício da Silva, coordenadora do Sintfub, pontua que foi cobrada da administração pública “algo que a gente não vislumbrou na RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Nº 0015/2023 (que trata do assédio na UNB), que foi a proposta de uma instância para resolver de imediato os casos, tendo em vista que atualmente o processo é moroso e que quando chega ao final da apuração dos fatos, o (a) servidor (a) que está sofrendo o assédio já está muito adoecido”.

O servidor deve procurar o Sintfub assim que ele (a) detectar que está sofrendo o assédio moral: “Porque pode ser que a gente só tenha conhecimento do assédio já bem avançado”.

Dependentes com deficiência

Outro tema abordado na reunião foi a redução de carga horária para servidores acompanharem o cônjuge, filho e seus dependentes com deficiência. “Pedimos para a Administração ter um olhar sensível no que tange ao cumprimento dessa jornada de trabalho, tendo em vista que o (a) servidor (a) – mesmo com carga horária reduzida – não consegue executar as tarefas e as exigências para acompanhar o tratamento de forma plena desses seus dependentes”, afirma Vânia.

A coordenadora do Sintfub posiciona a orientação da Administração: “Nos foi posto que o servidor com essa necessidade de estender a sua jornada de trabalho pode acionar a medicina do trabalho para rever essa redução da carga horária. O Sintfub também pediu a possibilidade desse servidor ficar em trabalho remoto. Foi colocado que a universidade, nesse primeiro momento, perdeu a capacidade do trabalho remoto devido a um sistema que foi retirado da Administração. Mas que é prioridade do Programa de Gestão à Distância o trabalho desses servidores que estão nessa condição”.

A próxima reunião da Mesa de Negociação Permanente será realizada no dia 4 de maio.

Acesse a resolução do CAD sobre assédio aqui.

 

 

Assessoria Sintfub

Shares