Nota do SINTFUB à comunidade universitária – Greve

Shares

Toda solidariedade a luta dos servidores(as) da UnB pela garantia da URP

O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu uma decisão que suspende o pagamento da URP/89 aos servidores(as) Técnico-administrativos da Fundação Universidade de Brasília (FUB). A medida, proferida pelo Ministro Gilmar Mendes em 23 de maio de 2023, divulgado dia 24, reforma a liminar anteriormente concedida e nega seguimento ao mandado de segurança apresentado pelo SINTFUB que garantia seu pagamento.

Esta decisão terá graves consequências na vida pessoal de cada um(a) dos(as) servidores(as) ativos e aposentados da UnB. A perda repentina de 26,05% do total das remunerações paga há mais de 30 anos, se soma ao arrocho salarial que os servidores(as) vêm sofrendo a quase 10 (dez) anos. O aumento de 9% (nove por cento) concedido a partir de junho pelo governo não repõe minimamente os prejuízos acumulados.

Não seria exagero dizer que uma grande parcela dos servidores, principalmente acima de 60 anos, apresentam um quadro de adoecimento que requer cuidados intensivos e o impacto do corte consiste em impedimento para o custeio de medicamentos e acompanhamento médico necessário. Quanto aos servidores mais jovens o impacto direto será na garantia da alimentação e educação das crianças, o corte põe em risco a dignidade humana.

Por outro lado o corte nos salários atingirá diretamente a própria UnB, com a evasão de servidores e a dificuldade em recompor o quadro que já vem deficitário há muitos anos, o que coloca em risco o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Ante esse quadro não coube outra opção aos(as) servidores(as) que decretar a GREVE a partir do dia 02 de junho numa assembleia histórica com mais de 1.300 presentes convocada pelo SINTFUB.

A luta é justa e tem por objetivo a dignidade e a vida dos(as) servidores(as) da UnB. Contamos com apoio e solidariedade de toda a comunidade universitária, porque a educação de excelência e a elevação nos rankings de avaliação também dependem das nossas competências e saberes.

Comando de Greve – SINTFUB

Assessoria Sintfub

Shares