URP: Servidores da UNB decretam greve

Shares

Durante assembleia-geral realizada nesta segunda-feira, 29, servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UNB), decretaram greve com previsão de início na sexta-feira, 2 de junho, à tarde. Foi uma reação à recente decisão monocrática do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que suspendeu o pagamento da Unidade de Referência de Preços (URP) aos servidores da UnB. Esta parcela, paga há mais de 30 anos, representa mais de um quarto do salário dos técnicos-administrativos da universidade.
A aprovação do movimento grevista foi unânime. A assembleia contou com a presença da deputada Érika Kokay (PT-DF), e dos deputados distritais Gabriel Magno (PT-DF) e Fábio Félix (Psol), além de representantes de entidades que apoiam o Sintfub e todos os servidores da UNB.
Em resposta à decisão, o SINTFUB tem se mobilizado fortemente para proteger os direitos de seus representados. Na última quinta-feira (25), os servidores realizaram um ato na Reitoria da UnB, seguido de uma marcha pelo Instituto Central de Ciências (ICC) até a praça Chico Mendes. O SINTFUB também reforça que a assessoria jurídica do sindicato já está preparando os recursos cabíveis contra a decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes.
A entidade reafirma o compromisso com a luta incansável pelos direitos dos servidores técnico-administrativos da UnB, e sem mantém em mobilização permanente diante deste cenário de ameaça à segurança financeira dos trabalhadores. A luta continua. Todos juntos pela valorização dos técnicos das universidades. A valorização dos servidores é fundamental para a excelência do ensino público superior.

Assessoria Sintfub

Shares