O ex-reitor Ivan Marques de Toledo Camargo foi o primeiro palestrante do Ciclo de Debates “Diálogos com a História da UnB e suas Perspectivas de Futuro”. O encontro com os ex-reitores, para contarem a sua trajetória da Universidade de Brasília é uma iniciativa do Sintfub, que pretende contar a história da UnB numa perspectiva transversal, a partir da atuação dos servidores e servidoras técnico-administrativos.
No encontro, realizado na manhã de terça-feira, dia 12 de setembro, no auditório Antonio Rodrigues, o ex-reitor destacou a importância da iniciativa do Sindicato. Segundo ele é muito importante trazer para o diálogo pensamentos diversos. “Achei a iniciativa excelente, em particular pela necessidade que temos agora de discussões de temas polêmicos e com posições divergentes. Durante a minha gestão, tive muitos embates com o sindicato. Eu acho isso importante, não abrir a palavra para quem pensa igual; mas a quem pensa diferente de você. Esse é que é importante”.
Dos vários pontos abordados por Ivan Marques, ele próprio destacou a questão do combate à violência da Universidade. “Talvez esse enfrentamento da violência. Nós não admitimos a violência e possivelmente esse tenha sido o nosso maior legado. Como relatei, foi muito duro, muito desagradável, mas acredito que deixamos um legado de que não construímos uma Universidade usando a violência”.
Já o coordenador geral do Sintfub, Edmilson Lima disse que esse Ciclo “tem o objetivo de organizar o debate sobre que universidade nós desejamos para o futuro e que universidade a sociedade brasileira precisa.” Para Lima, “temos que construir uma universidade pública, democrática, de qualidade mas, fundamentalmente, aquela Universidade que dê uma assistência ao estudante, para que ele possa permanecer dentro da Universidade de Brasília.”
Na terça-feira da semana que vem, dia 19 de setembro, o convidado será o professor e político Cristóvam Buarque. O horário previsto para o início da palestra é 10hs.