Na última quarta-feira (08/11), servidores (as), representantes de entidades sindicais e autoridades estiveram presentes na abertura do XXIII Congresso dos Servidores Técnico- Administrativos da Fundação da Universidade de Brasília (CONSINTFUB), no auditório Antônio Rodrigues, sede do SINTFUB. O tema deste ano é “Universidade pra quê?” que tem como intuito construir uma proposta unificada que será encaminhada a reitoria da Universidade de Brasília.
O evento que vai até a próxima sexta-feira (09/11), contou com credenciamento dos participantes, mesa de abertura, aprovação do Regimento do XXIII CONSINTFUB e mesa de debate “Defesa de teses”.
Na mesa de abertura estavam presentes representantes da reitoria da UnB, Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA), Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB), Diretorio Central dos Estudantes (DCE), Sinagências, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Partido do Trabalhadores (PT), Partido da Causa Operária (PSO) e Partido Socialismo e Liberdade (Psol).
O coordenador-geral do SINTFUB, Edmilson Lima, agradeceu a presença do público na nova edição do congresso e deu início as apresentações. A coordenadora-geral da Fasubra, Ivanilda Reis, retratou sobre o momento de mobilização devido a paralisação dos servidores da educação nos dias 7 e 8 de novembro e parabenizou do congresso organizado pelo SINTFUB.
Para o professor Paulo César Marques, chefe de gabinete da magnífica reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura, é importante que a instituição se mobilize para construir uma proposta de uma universidade que atenda aos interesses da sociedade.
Já o presidente do PT, Jacy Afonso, lembrou de fatos históricos que marcaram a história da universidade juntamente com a trajetória do Sintfub. Para ele, o CONSINTFUB é um evento importante para relacionamento com os demais sindicatos, e acrescentou: “não pensa apenas como categoria, mas como sociedade que enxerga uma universidade para todos”.
Assim como o presidente do PT, seu Ismar Costa, destacou a importância do SINTFUB para a sociedade. O aposentado acredita que o congresso traz consistência política, estabilidade, fortalecimento, ganhos materiais e crescimento ao sindicato.
Ascom SINTFUB