Na assembleia do dia 2/4, terça-feira, iniciando a quarta semana da nossa GREVE, centenas de técnico-administrativos da UnB mostraram mais uma vez disposição e adesão ao movimento.
Centenas de pessoas compareceram à Assembleia e ouviram o informe do membro do SINTFUB na CNSC, José Almiram. Almiram participou de todas as discussões do GT que elaborou o Relatório protocolado pelo MEC no último dia 1/4 no MGI e foi entregue pessoalmente aos ministros da Educação, Camilo Santana e do MGI, Esther Dweck, no último dia 28 (clique aqui para ler a íntegra do relatório).
Na Assembleia os presentes voltaram a deliberar pela mobilização e a realização de atos de rua, como os que vem acontecendo em frente ao MEC, na Esplanada dos Ministérios, toda quarta-feira. Em seguida saíram da Praça Chico Mendes pelas ruas do Campus Darcy Ribeiro, em direção à Faculdade de Saúde.
Participações
A Presidenta da ADUnB, Eliene Novaes, e a diretora da ADUnB, Michelli Costa, também participaram da Assembleia reafirmando que a mobilização dos técnico-administrativos é exemplo de luta e estimula a construção da GREVE entre os docentes, no sentido de superar as dificuldades que existem na categoria. Nova Assembleia dos docentes está prevista para acontecer na segunda-feira, dia 8/4, e a GREVE está prevista para o dia 15/4. Também participou da Assembleia manifestando seu apoio ao movimento, o Professor Dr. Pasquetti que é filiado ao SINTFUB e tem participado da nossa mobilização.
O representante do SINASEFE seção Brasília, Lucas Barbosa, estudante da UnB, parabenizou os técnico-administrativos da UnB, e disse que nossa GREVE foi também um estimulo para a base do SINASEFE. Lucas confirmou a GREVE do SINASEFE para a quarta-feira, dia 3 /4 e a UNIDADE para o ATO dia 3/4, às 9h, em frente ao MEC.
A deputada Federal Érika Kokay, mais uma vez esteve presente e informou que na Câmara dos Deputados está se consolidando uma SubComissão para acompanhar a Negociação da nossa Campanha e será realizada Audiência Pública, com a presença de representantes dos trabalhadores para discutir e esclarecer nossas reivindicações. Como ressaltou, a luta por Orçamento é fundamental e também será feita no Congresso Nacional. Pois agora a negociação depende justamente do índice que será destinado à reestruturação e ao reajuste com recomposição salarial ainda em 2024. A tarefa é colocar no Orçamento Público Federal a reestruturação do PCCTAE, como declarou a deputada. “Estamos trabalhando em apoio à GREVE e à luta de vocês para conseguir, conquistar o orçamento necessário para a reestruturação”, disse. “Quando a gente luta, a gente transforma a sociedade”, concluiu.
Deliberações
Foi deliberado que na próxima Assembleia, terça-feira, dia 9/4, será feito um debate mais minucioso do Relatório da CNSC entregue e protocolado no MGI, com um material especial, explicativo.
No dia 3/ 4, em frente ao MEC a partir das 9h em unidade com o SINASEFE que inicia sua GREVE.
Download
Clique aqui e acesse o Boletim de GREVE 12 (formato PDF).
Clique aqui e acesse o Relatório do GT da CNSC (formato PDF).