Dirigentes da FASUBRA iniciaram no dia 13 de agosto uma série de visitas a 16 ministérios que serão realizadas em Brasília. O primeiro encontro foi no Ministério das Mulheres, onde foram recebidas pela assessora especial Isis Menezes Táboas, pela coordenadora-geral de Cultura Lucimara Cardozo e pela assessora do gabinete, Ana Maria Santos Rocha, todas representando a ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves.
Esta ação da FASUBRA visa articular em diversos ministérios o apoio para o cumprimento do acordo assinado em Junho, resultado de uma GREVE histórica de mais 100 dias que tirou os técnico-administrativos da invisibilidade. Além da discussão de políticas públicas de interesse das várias profissões que integram o PCCTAE, está em pauta o debate sobre o Projeto “Universidade Cidadã para os Trabalhadores”. O Projeto de Universidade Democrática e Popular foi defendido pela entidade na Conae 2024 )Conferência Nacional Extraordinária de Educação), para integrar o Plano Nacional de Educação 2024-2034 (PNE).
O Ministério das Mulheres foi recriado, neste Governo Lula, como forma de assegurar que as políticas públicas voltadas às mulheres recebessem maior atenção, e seu principal objetivo é promover a igualdade e combater todas as formas de preconceito e discriminação.
No encontro foi destacado o interesse da FASUBRA em conhecer as iniciativas do ministério e avaliar como a entidade pode apresentar seus projetos. Além da proposta de criação de uma agenda para que temas de interesse da Categoria possam ser debatidos em reuniões com o ministério.
Temas como Feminicídio zero, combate ao assédio moral e sexual, igualdade salarial entre homens e mulheres, dentre outros, contam com o apoio da Federação.
Ao final do encontro, a assessora especial Isis Menezes Táboas, solicitou que a FASUBRA formalizasse os temas a serem discutidos para assim ser gerada uma agenda de encontros.
*Com informações do site da FASUBRA.