O Conselho Universitário da UnB (Consuni) definiu a lista tríplice com os nomes indicados pela Universidade para o governo dar posse à nova Reitora para o quadriênio 2024-2028, tendo o nome da escolhida pela comunidade na Consulta, a professora Rozana Reiogota Naves encabeçando a lista.
O Consuni se reuniu no auditório do prédio da Reitoria na sexta-feira (13), presidido pela atual Reitora, a professora Márcia Abrahão, com o quórum de 70% de membros docentes presentes.
Tendo em vista que apenas a professora Rozana Naves, da Chapa 93, e a professora Fátima Souza, Chapa 99, se inscreveram oficialmente no dia 10, quando a Secretaria dos Órgãos Colegiados, que organiza o processo de elaboração da lista tríplice, recebeu as inscrições, e a legislação determina que a lista tenha três nomes, a primeira votação do Consuni foi sobre como garantir os três nomes.
Foi então deliberado pela reabertura da inscrição pela SOC e o professor Márcio Muniz, Vice da Chapa 93, vencedora da Consulta, se inscreveu para complementar e garantir o cumprimento da regra.
Em seguida foi feita a votação nominal dos membros do Consuni com o seguinte resultado:
Rozana Naves – 58 votos
Márcio Muniz – 4 votos
Fátima Souza – 2 votos
Abstenção – 4 votos
Desta forma, o Consuni ratifica a escolha da Comunidade Universitária através da Consulta organizada pela COC (Comissão Organizadora da Consulta). A Ata do Consuni vai ser enviada para o Ministério da Educação, que encaminha a lista para a Casa Civil, e daí para a Presidência da República para nomeação da nova Reitora. Lula tem a prerrogativa de escolher um dos três nomes, no entanto, historicamente, escolhe o nome mais votado pela comunidade acadêmica. A posse está prevista para novembro, quando acaba a gestão atual.
A Consulta
A Consulta para a escolha de Reitora e Vice-Reitor da UnB aconteceu em dois turnos. No segundo turno, realizado nos dias 3 e 4 de setembro, a Chapa 93 – Imagine UnB: Participar e Transformar venceu com 64,98% dos votos válidos, a Chapa 90 – Pensar e Fazer UnB recebeu 35,02% dos votos. A decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, que ficou em segundo lugar na Consulta, não se inscreveu para a formação da lista tríplice do Consuni.