Na quarta-feira (9), a Assembleia Geral do SINTFUB, foi iniciada com os informes das últimas atividades e discussões da categoria, relacionadas à implementação das conquistas da GREVE deste ano, e eventos da FASUBRA realizados no final de setembro.
Os delegados do SINTFUB presentes na Plenária da FASUBRA, sendo eles, Maurício Sabino, Carla Márcia, Maria do Socorro, Carla Vizotto e Lima, complementaram o relato do coordenador do SINTFUB e membro da CNSC, Almiram Rodrigues sobre debates realizados e o plano de lutas aprovado.
O centro da discussão é em torno da necessidade da mobilização da categoria, para evitar que o governo, através do MGI, pise no freio na implementação das conquistas previstas no Acordo assinado no encerramento da GREVE, no final de junho deste ano.
O Ministério da Gestão e Inovação (MGI) vai enviar ainda este mês, para o Congresso Nacional, os Projetos de Lei com as mudanças nas carreiras que assinaram acordo este ano, incluindo a reestruturação do PCCTAE. No entanto, o MGI indicou a retirada de quatro pontos previstos na Minuta de PL, elaborada pelo GT responsável pela elaboração dos termos para a implementação do acordo no MEC.
Os pontos ameaçados são: Reposicionamento dos aposentados; Regra de transição para a capacitação; Cargo Amplo de Auxiliar em Educação; Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC).
Como parte da mobilização em defesa das conquistas da categoria foi aprovada, por unanimidade na Assembleia, a participação dos servidores(as) técnico-administrativos da UnB na paralisação nacional de 48h, dias 15 e 16 de outubro, com realização de manifestação no dia 15, às 9h, em frente ao MGI.
Neste dia (15), a CNSC foi convocada para uma reunião para discutir, justamente, o desenvolvimento do trabalho do GT e a discussão dos pontos ameaçados de serem retirados do PL. A reunião foi chamada após a divulgação da paralisação e uma série de iniciativas da FASUBRA no sentido de reverter as ameaças ou possibilidade de não cumprimento do Acordo de GREVE.
Ao final da Assembleia foi anunciada a convocação pela FASUBRA de uma Plenária virtual, e os mesmos delegados da última Plenária foram escolhidos para representar os servidores da UnB.