Sindicato debate segurança do trabalho, EPIs e EPCs para laboratoristas da UnB

Shares

O SINTFUB realizou na manhã de ontem (10/05) uma reunião com dezenas de trabalhadores e trabalhadoras dos laboratórios da Universidade de Brasília (UnB), na qual debateu alternativas e soluções para problemas graves que estão afetando esses servidores e servidoras: a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a falta de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e os problemas de infraestrutura e segurança para o trabalho na UnB.

Na reunião, a direção do sindicato expôs os problemas existentes e o andamento das tratativas com a gestão da UnB, que se mostrou surpresa ao receber a denúncia do sindicato sobre a falta de EPIs para os servidores e servidoras.

Foi apresentado aos presentes um conjunto de propostas para aquisição de EPIs pela UnB, visando criar uma Comissão Permanente para o acompanhamento das compras, do estoque e da distribuição; assim como também dimensionar prazos. Veja em detalhes o que foi proposto no quadro abaixo:

Propostas para aquisição de EPIs no âmbito da UnB

Essas propostas acima também serão utilizadas para o tratamento da questão dos EPCs e da aquisição dos mesmos. Baixe aqui o documento com as propostas que estão visíveis na imagem acima (formato PDF).

Outro problema apontado foi em relação ao armazenamento. Com a precarização das estruturas da Universidade, instalações como o almoxarifado do campus Ceilândia podem se constituir como verdadeiras “bombas-relógio”, tendo em vista que o mesmo acondiciona ácidos fracos, ácidos fortes e reagentes, que misturados podem causar acidentes graves e/ou explosões. O SINTFUB irá propor, inclusive, um Grupo de Trabalho junto à Fasubra, para estudar a situação de outras Universidades e construir uma proposta de solução conjunta para essa situação.

Por fim, foi apresentada a problemática da defasagem de legislação quanto à segurança do trabalho para os servidores públicos e as servidoras públicas, visto que a maior parte das normas dessa área são para trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada (celetistas), deixando ausentes os servidores e servidoras regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU).

O SINTFUB deixou claro que, mais do que exigir EPIs, EPCs e instalações adequadas à UnB, o principal objetivo do sindicato é a preservação das vidas dos servidores, servidoras, alunos e alunas da Universidade. Foi lembrado no debate que a própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) preconiza em suas resoluções de ninguém deve ser obrigado a trabalhar arriscando a sua vida, o que fará com que nosso sindicato tenha rigor na cobrança das soluções desses problemas pela UnB.

Fotos

Veja abaixo as imagens da reunião com trabalhadores de laboratórios da UnB realizada em 10/05 disponíveis em nossa galeria de fotos:

Representação do sindicato

O sindicato foi representado no espaço pelos diretores Djan Franco (coordenador de cultura e esportes), Ieri Júnior (coordenador de educação) e Maurício Rocha (coordenador de imprensa e divulgação). Edmilson Lima (coordenador geral) esteve no início da reunião, dando informes sobre a atuação do SINTFUB. O assessor jurídico Bruno Conti também compôs a mesa e estudantes do DCE-UnB levaram uma mensagem de solidariedade e apoio à mobilização do sindicato.

Próxima reunião

Uma nova reunião com os servidores e servidoras de laboratórios da UnB foi agendada para 17/05, às 9 horas, novamente no Auditório Antônio Rodrigues (sede do SINTFUB – campus Darcy Ribeiro da UnB). Até lá, um grupo de WhatsApp, com o nome “EPI já”, será criado, com a adição de todos os presentes na reunião de 10/05 que disponibilizaram seus contatos.

Conteúdo relacionado

Mário Júnior

Shares